segunda-feira, fevereiro 06, 2012

TAÇAS NACIONAIS DE FUTSAL COM NOVO MODELO COMPETITIVO


A nova Direcção da Federação Portuguesa de Futebol está realmente interessada a desenvolver o Futsal e nessa perspectiva, já aprovou e divulgou alterações às Taças Nacionais (Juvenis, Juniores Masculinos e Seniores Femininos), que entrarão em vigor já na presente época de 2011/2012.
O modelo competitivo é igual para todos os escalões e será disputado segundo o novo modelo:

1ªFASE
- Apuram-se os 18 campeões distritais de cada associação que serão divididos em 3 séries de 6 (seis) clubes cada, que jogarão entre si em poule a duas voltas para apurar o 1º classificado.

- Para preencher alguma vaga existente, as associações distritais com maior número de clubes a disputar provas dessa categoria, vão indicar mais 1 clube

2ª FASE
- O primeiro classificado de cada série, mais o representante dos Açores/Madeira, num total de 4 clubes, jogarão entre si em poule a duas voltas, para apurar o campeão nacional.

- Se não houver representantes das ilhas, será apurado o 2º melhor classificado das 3 séries da 1ª fase.

As datas para início destas competições também já foram anunciadas, com a prova de Juniores Masculinos a iniciar-se no fim de semana de 1 de Abril de 2012, seguindo-se os restantes escalões, a 14 e 15 do mesmo mês.

Perante o novo modelo, há associações que já garantiram o segundo representante na 1ª fase. Assim temos:

Seniores Femininos
2 vagas (Beja e Portalegre), ocupadas por Lisboa (32 clubes) e Leiria (25). Se houver outras vagas, temos Porto (20), Aveiro (16) e Braga (15).

Juniores Masculinos
3 vagas (Beja, Guarda e Portalegre). Entram Porto (46), Lisboa (44) e Aveiro (16). Mais vagas, Braga (15) e Leiria (14).

Juvenis
5 vagas (Beja, Guarda, Portalegre, Viana Castelo e Vila Real). Substituídos por Porto (50), Lisboa (45), Leiria (22), Aveiro (20) e Setúbal ou Coimbra (13). Outras vagas, Braga (11), Santarém e Viseu com 9 clubes.

Sem comentários: