segunda-feira, outubro 04, 2010

MUDANÇA NAS REGRAS DE FUTSAL


A FIFA introduzindo três alterações que afectam principalmente os guarda-redes.

As regras do futsal voltaram a sofrer algumas alterações, com essas a fazerem-se sentir já nesta temporada, prestes a arrancar. Foram três os artigos que a FIFA alterou e que afectam principalmente os guarda-redes.

A primeira dá maior responsabilidade aos árbitros, pois o artigo 7 (duração de jogo) diz agora que será o árbitro a dar a partida por encerrada, e não o habitual sinal sonoro que vinha da mesa. Caso o árbitro entenda, a partida, mesmo que passe do tempo regulamentar, poderá terminar mais tarde de forma a ser terminada a jogada, com um remate, ou então para a marcação de bolas paradas.

Já nas regras 12 (faltas e infracções) e 16 (arremesso de bola), os guarda-redes terão de ter maior atenção quando jogam com os pés. Desta forma, depois do guarda-redes colocar a bola em jogo já não poderá receber a bola dos seus colegas, sem que a bola passe o meio campo, ou que algum adversário toque na bola. Caso aconteça o contrário, será marcado um livre indirecto de onde foi efectuado o passe.

Por outro lado, anteriormente era possível o guarda-redes avançar no terreno e circular a bola na sua metade de campo, em situações de 5 para 4, algo que irá mudar. O guarda-redes só pode controlar a bola uma vez no seu meio campo, com o tempo máximo de 4 segundos, e só voltará a tocar na bola nessa zona do terreno, se o adversário tocar na bola. De qualquer forma, o guarda-redes poderá avançar para a outra metade do campo, sem que a bola passe para a sua zona defensiva. Caso seja cometida essa infracção será marcado um livre directo, marcado no local onde foi feito o passe, e conta como falta acumulada.

Leis de Jogo
Normas e Instruções para Árbitros de Futsal

-------------------------------------------------------------------

À ATENÇÃO DOS GUARDA-REDES...


O Guarda-redes após soltar a bola apenas a pode voltar a tocar no seu meio-campo após esta ter tocado no adversário ou acidentalmente num colega. A parte do acidentalmente é colocada para salvaguardar situações em que o GR defende e a bola toca num colega acidentalmente.
Relativamente a tocar a bola no meio-campo ofensivo, a regra é diferente para o lançamento de baliza. Em todas as outras situações o GR "limpa" após passar a linha do meio campo mesmo que a bola não tenha tocado no adversário, isto é, o GR apenas pode tocar a bola se estiver colocado no meio-campo ofensivo. No caso do lançamento de baliza apenas pode voltar tocar na bola, mesmo que no meio-campo ofensivo após esta ter tocado no adversário.

Sem comentários: